sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FALTAM 99 DIAS: Criatividade é tudo!




Sou jornalista há sete anos! Mais do que trabalhar em veículo de comunicação, tinha uma ânsia por Marketing. Na verdade eu sempre quis gerir um departamento de Marketing que fosse totalmente integrado (Eventos - RP, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Mídias Sociais).  Enfim... há quatro anos trabalho com eventos empresariais e sociais dentro da minha gerência de MKT e sempre tive uma preocupação: "Meus convidados precisam se sentir mimados durante todo o evento. Eles precisam ser surpreendidos". Atribuo a isso o sucesso dos eventos que temos realizado.

Toda essa dedicação está latente em cada detalhe do meu casamento. A minha cabeça não para de borbulhar e a sua também pode ser assim, sabia? É só você saber administrar cada etapa do processo criativo. Ahhh... vc nem sabia que a criatividade é um processo. Mas eu garanto que é um processo e você pode dominá-lo, basta seguir cada etapa e deixar a sua mente aberta para elas.

Etapas do processo criativo

1- Preparação - quando mergulhamos no problema e investigamos tudo que possa ser relevante. A imaginação voa livremente e nos abrimos para tudo que possa ser importante para a solução criativa. Às vezes encontramos algumas armadilhas que impedem a nossa criatividade nessa fase.

2- Esquentamento - É hora de pensar no problema, esmiuçar possibilidades, confrontar o óbvio, quebrar paradigmas.

3- Incubação -  Depois de “examinar” minuciosamente todas as possibilidades do processo preparatório, podemos deixar o processo “cozinhar em fogo brando”. É a etapa da incubação. Se a preparação exige trabalho, a incubação é mais passiva: boa parte da incubação acontece na área nobre da mente: no inconsciente podemos “dormir sobre o problema”. Depois que esquentou é hora de relaxarrr (jogar bola, dançar, namorar...)

4- Iluminação - É o Eureka!!! - é quando se descobre a solução para um problema. É quando percebemos que a solução é muitas vezes tão simples e nos  admiramos em não tê-la visto antes, pois estava tão próxima,  tão evidente.

Como posso usar a criatividade em prol do meu casamento??

1- Descubra quem é você e quem é o seu noivo - Esta é a hora de vasculhar todos os hobbies do casal e que os caracterizam (música, hipismo, hippie, paixão por comida, xadrez, aventura, dança...). Você vai pegar essa característica marcante e vai começar a transformar isso em itens para o seu casamento. 

2 - Crie lembrançinhas que tenham a "cara" do casal - Você pode começar criando uma identidade visual para todo o material gráfico do casamento. Utilize cores, formas geométricas, desenhos e tipo de fonte que faça os seus convidados se lembrarem de vocês na "hora". 


Baralho personalizado (casal que ama jogar truco)

Biscoito da sorte personalizado (casal que ama comida chinesa)

Mini potes de brigadeiro branco e preto (casal viciado em chocolate)



3- Anote tudo que você sonhou para o seu casamento - Muitas vezes temos insights incríveis, mas que caem no esquecimento. É preciso ter a idéia e anotar rapidamente para não esquecer. Toda vez que você ler as anotação deixe a imaginação viajar e crie maneiras de viabilizar a sua criação.


Este é o meu caderno de anotações onde coloco todos os meus 
orçamento e idéias que vou tendo para o casamento.


4- Aposte nos trabalhos manuais e reduza custos Solte a criatividade e faça, você mesma, as lembrancinhas e convites do seu casamento. O uso de material reciclável é uma boa pedida. Reutilizar garrafinhas de vidro, potes e até disco de vinil dá um charme e ainda contribui com a conservação do meio ambiente.  Ahhh!! E você ainda pode contar com a ajuda das suas madrinhas e familiares na hora da produção.

5- Aproveite algum objetivo que seja a sua cara e decore o salão de festa no dia do casamento - Aproveitando essa onda de casamento verde, a tendência é aproveitar móveis e objetos de decoração que os noivos tenham em casa para dar um charme na decoração. Esses objetos dão um clima pessoal ao ambiente, cheio de recordações e energia, e seus convidados se sentirão em casa! Dica: pode ser uma guitarra usada pelo noivo, pode ser o porquinho que por tantos meses economizou moedinhas para o casamento, máquina de escrever antiga…


DICA DO DIA:

Nunca menospreze uma idéia. 
Ela pode ser o grande sucesso do seu casamento!
Permita-se ousar e seja você mesma. Sempre.


Eu, produzindo minhas lembrancinhas de casamento. Em breve vou 
mostrar a carinha de cada uma delas para vocês!  São lindas... 


2 comentários:

  1. Muito legal! É bom assim, quando o autor está sentindo na pele o que está escrevendo. Tomara que você consiga tempo para escrever vários desses posts até o dia do seu casamento.

    ResponderExcluir